quinta-feira, 25 de abril de 2013

"Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem "


As recentes declarações e acusações do Governo de Transição da Guiné-Bissau em como tinha provas de envolvimento de governo cabo verdiano no tráfico de armas os rebeldes de Casamance, são infelizes e infantis.
Como um governo responsável e que quer ter credibilidade a nivel interno e externo, entra nestas infantilidades? O Governo de Transição (GT) parece que esqueceu todos os guineenses têm ainda uma memória fresca, apesar de triste do conflito militar de 7 de Junho de 1998, cujo uma das causas foi a  venda de armas entre a parte governamental na altura e os insurrectos de Ansumane Mané e Koumba Yala.
Demais, por quê só hoje fazer tais acusações? Só depois de perderem um grande apoiante do golpe e do perigo que paira sobre os restantes? Não... não devia ser esta a estratégia deste governo ,que apesar de tudo nos dirige.
Há que arranjar meios para contestar uma situação e nao arranjar bodes expiatãrios que não nos ajuda em nada, senão em nos tornar ainda  mais irresponsáveis face aos nossos vizinhos.
Ao envolver o Cabo Verde na detenção de Bubo, o GT nos mostra duas coisas: nao podem garantir garantir segurança a nenhum cidadao e não tem nenhum poder de dessuasão sobre qualquer eventual ataque de uma força estrangeira contra o nosso estado.
Parece que os homens de 12 de Abril não compreenderam ou não querem aceitar os conselhos dados pelo José Ramos Horta “ Não criem problemas com vizinhos” ou não sabem o que dizem.
                                                                      

1 comentário: