quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Vai cheirar mal no ensino outra vez

O actual governo tornou publico que ano lectivo 2012/2013 vai ter o seu inicio no dia 17 do corrente.

No entanto, os sindicatos do sector do ensino estão a armar suas baterias para nova vaga de greve. Tudo porque nesta terça-feira, houve um encontro entre o Secretario de Estado do Ensino e Formação Profissional e o SINAPROF, onde, segundo o sindicato, apresentou suas propostas para o arranque do novo ano lectivo, entre as quais se destacam: 


  1. a implementação cabal da carreira docente já aprova e promulgada no Boletim Oficial (BO);

  2. Pagamento integral da doutrinidade, paga só no mês de Fevereiro e interrompido desde Março ultimo;

  3. Mudança de letra e efectivação dos professores que já concluíram a formação com o pagamento de seus retroactivos;

  4. Liquidação de dividas aos professores novos ingressos e contratados;

  5. Liquidação de divida com os professores doentes;

  6. Reposição de uma parte do fundo proveniente das matriculas nos liceus e nalgumas escolas do ensino básico, entre outros. 

Para o SINAPROF estas condições devem ser atendidas antes do inicio do ano escolar, caso contrario, será obrigado a decretar uma greve com longa duração. 

E ja ontem, o SINAPROF reuniu-se com os delegados regionais e presidentes para lhes informar das acçoes que pretende levar ao cabo.


Tive informações fidedignas que neste encontro, houve algumas palavras de tom alto entre o Presidente do SINAPROF, Luís Nancassa e o actual Secretario de Estado do Ensino, Salvador Tchongo que pretende levar avante o inicio do ano lectivo, ameaçando que sejam marcadas as faltas e descontados os professores que aderirem a greve.

Sem comentários:

Enviar um comentário